Em parceria com a Construtora Galwan e o Grupo Prix, a Cardio House Brasil apresenta aos capixabas a Mostra Casa Viva, a primeira casa inteligente do Espírito Santo. Em uma área de 230m² serão reproduzidos ambientes que apresentam um novo conceito de integração entre moradia, segurança, praticidade e conforto. Distribuídos em dois andares, ambientes como living, cozinha, quartos e academia, dentre outros espaços, utilizarão da melhor tecnologia em automação e domótica.
Na Mostra Casa Viva além de conhecer os ambientes automatizados e assinados por Gregório Repsold, Kennedy Viana e Eliomar Venâncio o visitante também poderá conhecer como tudo funciona. Uma equipe bastante qualificada mostrará os bastidores do inteligente mundo da automação.
Responsável por obras de sucesso no Brasil e no exterior, o arquiteto Gregório Repsold assina o projeto estrutural e arquitetônico da Casa Viva. Uma estrutura cujo conceito é ser itinerante, mas que deve ser percebida como uma residência normal para o público – depois de Vitória, a mostra deve seguir para outros Estados do Brasil. "Foi um grande desafio projetar uma arquitetura para ser montada e desmontada para viajar pelo Brasil e, simultaneamente , ter uma linguagem contemporânea em nível nacional. Por esta razão, optamos pela utilização da estrutura metálica", explica Repsold. Somam à modernidade do projeto paredes externas em vidro e as divisões internas em drywall. E mais: algumas paredes da Casa deixam aparente toda a parte dos sistemas de automação que fica embutida, permitindo que os visitantes conheçam os "bastidores" de como algumas tecnologias funcionam, como portas inteligentes, a reciclagem de água e outros itens.
"A tecnologia que nos traz conforto, sustentabilidade e segurança está presente na Casa Viva e contempla os ambientes que consideramos cantos aconchegantes de nossa casa. Afinal, habitar não é apenas morar e sim criar espaços que contêm histórias de nossas vidas. A automação não intervém na estética e completa o bem-estar das pessoas. Cada casa é um caso diferente. O que todas devem ter em comum: ser contemporânea e de bom gosto." Gregório e Olimpia Repsold, da Repsold Arquitetos.
Na Sala de Estar da Casa Viva, projetada por Gregório e Olimpia Repsold, o Home Theater reina, reunindo os itens de automação que mais seduzem. Áudio e vídeo ganham o reforço dos sistemas da Secant e Stanza ao inserir inteligência em itens como iluminação, ar-condicionado e cortinas. Tudo para criar aquele clima de cinema.
A Sala de Jantar e a Cozinha são integradas na Casa Viva e também aqui o sistema da Secant dá uma contribuição ao conforto do ambiente, por conta da climatização e iluminação que podem ter sua intensidade programada para cada evento. Sensores de gás, fumaça e presença garantem a segurança ao espaço, enquanto tomadas inteligentes facilitam a programação dos eletrodomésticos na cozinha. Conta ainda com o sistema de interfone por IP.
“Uma casa inteligente deve interagir com os moradores, deve facilitar ou tornar prazerosas as tarefas domésticas, tendo o cuidado de usar somente a quantidade de energia e água necessária, sem desperdício, no sentido de uma eco-casa, integrando segurança, economia, conforto e sustentabilidade.” Heliomar Venâncio, Arquiteto e Urbanista
Na Suíte do Casal, o arquiteto Heliomar Venâncio optou por tons escuros para criar uma atmosfera mais íntima e acolhedora. A iluminação delicada é automatizada e dá um toque de elegância e sensualidade ao ambiente, que conta ainda com automação nos sistemas de TV, ar-condicionado, cortinas e na fechadura biométrica digital da porta de entrada.
O Quarto da 3ª Idade é monitorado por câmeras de vídeo que podem ser gerenciadas pela Internet. O ambiente conta ainda com um Botão de Emergência ligado ao sistema de automação da casa, que quando acionado dispara ligações para números de telefone pré-determinados. Iluminação automatizada e com interruptor na cabeceira da cama, além da arandela próxima à porta são outros cuidados do projeto de Heliomar Venâncio visando a segurança do morador. E na ambientação, tons pasteis predominam com o mobiliário cuidadosamente desenhado pensando nessa fase da vida – bordas arredondadas, criado mudo mais alto do que a cama, cama com 45cm de altura, entre outras características.
Na Área Externa da Casa Viva, o Jardim ganhou sistema de irrigação que pode ser programado ou ligado à distância, além do bombeamento e aquecimento da piscina e dos itens de segurança como sensores de barreira e videomonitoramento. A sustentabilidade está presente ainda no sistema de aquecimento da água por energia solar. Também eprmite conferir o funcionamento de sistemas de iluminação para áreas externas de condomínios com o uso de LED e até para iluminação pública de avenidas - das empresas coreanas Techwon e Solarluce - que garantem economia de até 70% no consumo de energia. Projetado por Heliomar Venâncio, o espaço manteve a ambientação seguindo uma linguagem simples, mas elegante, com uma decoração ao alcance do visitante, de modo que ele possa imaginar aquele ambiente em sua casa sem grande sacrifício financeiro.
O Quarto do Adolescente foi idealizado pelo arquiteto Heliomar Venâncio a partir de uma pesquisa realizada com estudantes do Colégio Marista que vivem essa fase da vida. Tudo planejado de acordo com o que os jovens pedem: ser um refúgio de sonhos, “um universo próprio”, mas também o espaço para receber os amigos, um local para abrigar o ensaio da banda de rock, o campo de futebol, com uma janela “com vista para o céu”, com itens de sustentabilidade e muita tecnologia. Por isso, cortinas motorizadas, ar-condicionado, som ambiente, iluminação e a porta com fechadura biométrica digital, tudo está integrado ao sistema de automação Cardio, da Secant, e pode ser controlado remotamente, pelo Ipod ou Ipad, por exemplo. Destaque para o Computador-TV Multimídia com três telas integradas (uma de 22” e mais duas de 9”) que a coreana Top Head apresenta em primeira mão na Casa Viva, em busca de parcerias para fabricar o mesmo no Brasil. Com ele, os jovens podem assistir um filme em Full HD, enquanto na outra tela conversa no MSN e na terceira vê as notícias de seu interesse. Tudo ao mesmo tempo, bem ao estilo dessa nova geração. Na decoração, além do básico como cama, armário e bancada para estudo com design diferenciado, a descontração está presente em itens como o painel na cor pink, espelhos e o teto escuro iluminado por fibra ótica, que reproduz um céu com estrelas – item campeão nos pedidos dos alunos entrevistados para o projeto. Para o bate-papo das amigas, o quarto ganhou ainda um tatame com um imenso painel de vidro, que faz a integração do espaço com jardim. Ah, e, é claro, não faltou nem o mural para recados.
“A casa inteligente foi surgindo conforme as necessidades da vida moderna, para facilitar e dar mais conforto e bem estar ao dia a dia. Cada item tecnológico instalado na residência ajuda o morador a usufruir melhor de seu tempo livre, de momentos de relaxamento, de estar com a família, de descontrair com os amigos. Deve ainda oferecer segurança e praticidade para a sua manutenção. Aliada a um bom projeto de interiores, funcional e esteticamente bem resolvido, pode proporcionar uma grande melhoria na qualidade de vida” Sandro Pretti e Juliana Lorenção, da Pretti Arquitetos Associados.
No Espaço Gourmet, revestimentos com características rústicas, como pedras com acabamento escovado, se harmonizam com equipamentos de alta tecnologia, como lâmpadas de LED, cooktop, coifa e eletrodomésticos ultramodernos. O sistema de automação Cardio, da Secant, integra e gerencia a iluminação, os sensores de gás, fumaça e presença. Tomadas inteligentes facilitam o dia a dia, permitindo programar funções e horários de funcionamento da cafeteira, do microondas e do ferro elétrico, por exemplo.
No SPA, a natureza se faz presente através de muitas plantas e um grande pano de vidro, que aproxima-o da área da piscina, enquanto os tons claros transmitem calma.
O Escritório da Casa Viva é um ambiente mais reservado, oferecido aos parceiros da Mostra de Tecnologia. Um ambiente funcional e prático, trabalhado com tons neutros para proporcionar conforto e tranquilidade, reunindo ainda tecnologias como Internet com velocidade de 50Mb disponibilizada pela NET.
A Garagem, arrojada e moderna, ganhou cores de impacto como preto, cinza e amarelo. Elementos do automobilismo permeiam toda a decoração, que conta com uma estante com ferramentas e pneus pendurados e toda a iluminação controlada pela automação.
Nos banheiros públicos, Sandro Pretti e Juliana Lorenção buscaram principalmente a funcionalidade. Somam pontos os revestimentos ousados da Biancogrês, que dão personalidade aos espaços que atendem a uma casa inteligente. Destaque ainda para a tampa do vaso sanitário, da Coréia, que pode ser usada pelos visitantes, possibilitando dois tipos de duchas higiênicas, conforme a necessidade.
”A casa inteligente deve proporcionar a integração entre o bem estar, segurança, praticidade e um consumo consciente diante da importância da preservação dos recursos naturais.” Renata de Castro Vianna, da Arkteto
Na Suíte de Hotel, conforto, praticidade e segurança ganham força com os sistemas inteligentes presentes na iluminação, cortinas motorizadas, som ambiente, ar-condicionado e ainda um luxo tecnológico - uma fechadura digital que fala. Projetada pela design de interiores Renata de Castro Vianna reúne os últimos lançamentos em materiais para acabamento e cores em harmonia que deixam os espaços amplos e luminosos.
No espaço dos patrocinadores Galwan e Giroflex destacam-se itens como a iluminação especial automatizada, assim como as cortinas e o ar-condicionado, integrados no projeto de design de Renata de castro Vianna.
Os banheiros sociais também levam a assinatura da arquiteta Renata de Castro e apostam em revestimentos com cores que ampliam os espaços. Coloridos, têm tampas inteligentes no vaso sanitário que economiza água conforme o uso e o gênero do usuário, além de chuveiros e torneiras com controle do jato, que podem reduzir em até 70% o consumo normal de água.
“Precisamos mudar nossa cultura e nos adaptar a um modo de vida mais consciente e ambientalmente mais responsável. É vital que as pessoas passem a usar no seu dia a dia produtos fabricados a partir de métodos e materiais sustentáveis, consumindo menos energia e água, em respeito às atuais e futuras gerações” Patrícia Davel, Designer de Interiores
Auditório multifuncional agrega bem estar e novas tecnologias
No Auditório/Hall de Hotel, o design e o conforto estão integrados à evolução das telecomunicações, da mecânica e da segurança. “O auditório, como ambiente exclusivo para a realização de palestras e debates técnicos, ou seja de geração de conhecimento, necessita incorporar e fortalecer a prática sustentável”, explica Patrícia, que criou um ambiente multifuncional, confortável e inteligente. A partir dos mesmos móveis, ambientados de forma diferente, o espaço pode atender às necessidades de um local para a realização de palestras, debates e apresentação de cases. A automação está presente nos sistemas de iluminação e ar-condicionado.
No Auditório, a automação está presente nos sistemas de iluminação e ar-condicionado, com destaque para o lançamento da TV de 60” de LED 3D da Sony. Nele, Patrícia Davel criou um ambiente multifuncional, confortável e inteligente, onde os mesmos móveis podem ser ambientados de forma diferente, para atender a diferentes usos do espaço.
“Qual seria a medida entre a tecnologia e a natureza? Na Casa Viva ambas aparecem proporcionalmente, garantido aos moradores a interação da sustentabilidade, segurança e economia com a qualidade e beleza.” Dora Pimentel, Arquiteta
No Café e no Sushi projetados por Dora Pimentel, a automação dá estilo à iluminação e garante a segurança com os sensores de gás, fumaça e presença. No Café, o revestimento claro foi escolhido para contrastar com o imponente granito das bancadas, enquanto o Sushi ganhou cor vibrante em textura rústica, feita na massa do próprio reboco. A madeira dá aconchego e está presente no balcão e no deck, onde ficam as mesas.
A Mostra Casa Viva nasceu em 2005, entre a parceria da Cardio House Brasil, Spring Carrier, UNISINOS e o Governo do estado do Rio Grande do Sul, quando juntas organizaram um consórcio entre 42 empresas e construíram na Primeira Feira de Tecnologia da América Latina no Brasil, GLOBALTECH, uma casa de 140m² totalmente automatizada, e transformaram-se em um dos destaques da exposição.
O sucesso da Mostra Casa Viva foi tamanho que ainda naquele ano o projeto foi convidado pelos organizadores da Feira da Construção no Rio Grande do Sul, CONSTROSUL, a ser o ambientes ancora do evento. Quase 25 mil pessoas conferiram de perto os 180m² da Casa e suas soluções Inteligentes.